Clima

Os lados positivo e negativo da chuva

O acumulado do mês até o momento recuperou o nível da barragem Santa Bárbara, mas provocou alagamentos pontuais na cidade

Apenas dois dias de trégua. A chuva que já acumulou 90 milímetros de domingo (15) até quarta pela manhã em Pelotas estará de volta na sexta, conforme a previsão do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel). A instabilidade que prevalece no mês de julho ajudou na recuperação da barragem Santa Bárbara, que em março estava 1,5 metro abaixo do nível normal, em função de uma estiagem que castigou a Metade Sul do Estado. Ao mesmo tempo, gerou transtornos para quem sofre com constantes alagamentos, como moradores da rua Thomaz Flores, na Cohab Tablada, bairro Três Vendas.

A dona de casa Rosângela Knopp dos Santos já fez até abaixo-assinado e esteve em audiência pública com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) na tentativa de solucionar o problema. “Até agora nada. O que eu consegui foi um agendamento com o presidente do Sanep (Alexandre Garcia). Estamos saturados”, desabafou. Para evitar que a água entre na casa, ela elevou o piso em 39 centímetros. Mas sua preocupação aumenta na hora em que o filho especial, de 30 anos, precisa de cuidados que exigem urgência. “Para sair e entrar só de galochas.” Ela conta ainda que para sair de carro é preciso esperar quase quatro horas até a água baixar. “Isso ocorre há 30 anos.”

O diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, explica que a rua onde Rosângela mora apresenta uma estrutura comprometida há tempos e um projeto está sendo elaborado para solucionar o problema. “Sabemos que causa transtornos para os moradores. Mas o importante é que ocorre o escoamento.” Em outros pontos crônicos da cidade, foram constatados apenas o acúmulo de água, como por exemplo, na avenida Rio Grande do Sul, na entrada do balneário Santo Antônio, o que exigiu o funcionamento das casas de bombas desde terça-feira. “Equipes fizeram a limpeza e foi identificada a necessidade de desobstrução de algumas bocas de lobo.” No período de chuva intensa, segundo Garcia, não houve nenhuma demanda encaminhada pela Defesa Civil.

Mais chuva e frio à vista
A meteorologista do CPPMet, Carina Klug Padilha Reink, explica que a chuva que estava sobre a Região Sul do Estado se deslocou para o Uruguai e, com isso, o tempo nesta quinta deve ser de sol com poucas nuvens e temperaturas altas em relação aos últimos dias, sendo a mínima de 17ºC e máxima de 26ºC. Mas, será por pouco tempo. Uma frente fria chega ao Estado nesta sexta e traz instabilidade. “A previsão para Pelotas, principalmente à tarde, será de chuva, trovoadas e ventos mais intensos”, adianta Carina. A partir de sábado, a temperatura despenca, variando entre 8ºC de mínima e 13ºC de máxima.

Pelo boletim climático, o prognóstico para julho, agosto e setembro, elaborado pelo Inmet e o CPPMet, aponta uma evolução da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do Pacifico Equatorial que indica o final do fenômeno La Niña. A análise detalhada do modelo estatístico mostra que para os dois últimos meses de inverno são esperados volumes dentro da média histórica da Zona Sul, o que pode significar um alívio para os municípios que desde novembro do ano passado sofrem com a escassez de chuva. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, sargento João Carlos Domingues, Arroio Grande e Morro Redondo ainda abastecem moradores da zona rural com água potável. “As chuvas estão ajudando aqueles que foram afetados pelo exaurimento hídrico na área rural.”

Bagé
A chuva dos últimos dias recuperou as barragens em Bagé e a prefeitura decidiu acabar com o rodízio do racionamento de água. Foram 45 milímetros de chuva no Piraí, faltando apenas meio metro para o nível voltar ao normal. A Sanga Rasa está 3,20 metros abaixo do normal. Na ETA foram registrados 31,9 milímetros, ficando o acumulado do mês de julho em 72,3 milímetros. O racionamento estava estabelecido desde 5 de fevereiro na cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nazareth Pelotas chega aos 40 anos Anterior

Nazareth Pelotas chega aos 40 anos

Programa prepara jovens ao mercado de trabalho Próximo

Programa prepara jovens ao mercado de trabalho

Deixe seu comentário